Deco chumba lares de idosos

A situação actual dos lares de idosos é considerada "preocupante" pelos responsáveis da Associação de Defesa dos Consumidores (Deco) que já encomendaram um levantamento urgente dos lares portugueses, na sequência de um estudo divulgado esta manhã pela Deco-Proteste.

A inspecção a 28 lares da área de Lisboa e Porto concluiu que as casas de acolhimento de idosos não garantem as condições mínimas de segurança em caso de incêndio. Segundo Teresa Belchior, da Deco-Proteste, 'apenas um lar apresentava as condições necessárias de segurança para responder de forma eficaz' em caso de incêndio. Dos 28 lares, quatro foram aconselhados a encerrar para obras.

Esta avaliação da Deco-Proteste baseou-se em três critérios: a segurança contra incêndios, a evacuação e os serviços, área que também foi classificada como sendo 'muito precária, pois foram detectados casos em que, no período da noite, para 130 idosos apenas existiam 3 funcionários'.

De lembrar que a legislação que regula as condições de instalação e funcionamento dos lares para idosos indica que o 'edifício onde irá funcionar o lar deve obedecer à legislação aplicável, designadamente quanto a edificações urbanas, segurança e higiene no trabalho, segurança contra incêndios', entre outras, o que não terá sido respeitado pelos lares visitados pela Deco/Proteste.

(fonte: Correio da Manhã)