Exploração de ovinos isolada

Foi isolada uma exploração de ovinos em Barrancos, onde foi detectado um foco de língua azul do serotipo 1, para o qual não existe vacinação disponível.

O ministério da Agricultura adianta, em comunicado, que a doença da língua azul tem sido detectada em Portugal desde os finais de 2004, mas sempre devido a vírus do serotipo 4, contra o qual os animais susceptíveis à doença (ruminantes) estão vacinados.

A exploração na qual se detectou o foco encontra-se sob sequestro (isolada), estando a ser aplicadas medidas especiais de vigilância e restrições à circulação de ruminantes nas regiões do Alentejo e Algarve, para evitar a disseminação da doença, que não tem impacto na saúde humana, mas afecta os ruminantes, do ponto de vista económico e sanitário.

A sintomatologia desta doença evidencia-se ao nível das vias respiratórias superiores, com corrimento nasal, febre elevada, congestão das gengivas e da língua que fica com uma cor arroxeada (daí o nome da doença).

A língua azul é uma doença transmitida por mosquitos e causada por um orbivirus, existindo 24 serotipos (estirpes dos agentes patogénicos) que não desenvolvem imunidade cruzada entre si.

Na Europa, existem até ao momento os serotipos 1, 2, 4, 8, 9 e 16.

A doença é transmissível entre os animais das espécies ruminantes (bovinos, ovinos, caprinos, veados, gamos, búfalos) mas não contagiosa para os humanos.

(fonte: SIC)