Primeira empresa certificada nos Açores


A empresa Dutras Lda, com sede na ilha do Faial, especializada no comércio por grosso de produtos alimentares e não alimentares, tornou-se no passado dia 10 de Janeiro a 1ª empresa açoriana a ser certificada pela APCER no HACCP – Codex Alimentarius.


Para o efeito a APCER - Associação Portuguesa de Certificação, fez deslocar à Horta o Eng. Hélder Estradas que veio entregar o respectivo Certificado assim como a bandeira.

A cerimónia decorreu num restaurante da cidade da Horta, onde estiveram presentes não só representantes do governo e do comércio, como também autarcas, colaboradores, familiares e comunicação social.
A empresa Dutras Lda, nesta ocasião comemorou também o seu 5º aniversário.

O Certificado de Conformidade HACCP – Codex Alimentarius agora entregue refere-se aos “Princípios gerais de higiene alimentar (CAC/RCP1-Rev.4, 2003). Sistema HACCP e orientações para a sua aplicação (Anexo ao CAC/RCP1 Rev.4, 2003). Princípios para o estabelecimento e aplicação de critérios microbiológicos para alimentos (CAC/GL 21-1997)”.

Numa constante busca por um melhor serviço, a Dutras Lda, desde 2005 que tinha implementado as normas do HACCP, pelo que durante o ano de 2008 achou estarem criadas as devidas condições para a Certificação num referencial adequado.

A sede da empresa situa-se na Zona Industrial de Stª Bárbara, no Faial, mas opera também nas ilhas do Pico e Flores. Nos seus quadros conta com 13 colaboradores.
São suas representadas marcas como: Pescanova, Danone, Gelpeixe, Sumol+Compal, Torrié, Rio Sul, Menorquina, entre outras.

(fonte: Azores Digital)